Vale a pena ?

(...) quase todos nós que possuímos blog,  procuramos  alcançar o maior número de leitores possível.   Visitamos , abrimos páginas em  Redes sociais , participamos de Grupos e Comunidades, oferecemos  Subscrições,  via Newsletters ou Agregador de feeds, etc e tal! 
Público bem diversificado, cada um ao seu jeito, modo e tempo. 
Importa lembrar que, todos os leitores com a mesma  grande importância seja qual for o  modelo - de leitura - e que ,  quantidade é somente um bom indicador que norteia  um Blog.     

Porém, contudo, entretanto, só iremos saber   se uma mensagem nossa foi passada ou se as nossas ideias foram devidamente assimiladas  , quando recebemos , ou por intermédio  de, um Comentário . E mais, quando feito de  forma pertinente e sensata ,   sem o furo do desinteresse e com boa intenção, pois,   existem   certos valores e comportamentos que são por vezes muito sutis,    um acordo social informal estabelecido entre os blogueiros, outras vezes muito claros e determinados. 

-Não só o conceito e a avaliação sobre a Obra e o Autor, mas a referência  sobre o conteúdo da  Obra e (in)diretamente ao Autor, em cada comentário. 
-Não se pode comentar ou visitar esperando retribuição  ou pedir algo sem saber  à quem  e  colocar o blogueiro na posição difícil de ter de  rejeitar ou de ignorar o pedido. 
-Nem sempre  iremos concordar com o conteúdo , nem por isso podemos  deixar de registrar nossa opinião,  sendo gentil e educado, com um sentido firme de convicção, propósito e de direção.

Enfim,  creio que não seja o caso de personalizar a discussão e  nem buscar  um caráter dialógico nesse escrito,  tantos os pontos arrazoados, que nunca sairemos  à luz com uma resposta definida. 

 Mas, a certeza  de que é possível manter um blog apenas por prazer, como era  antigamente.

Quem sabe nos importando um pouco mais com o outro,  num relacionamento espontâneo. 
Quem sabe  usufruindo  e   valorizando a importância de cada linha alheia atualizada.

Afinal,  o blog, antes de um aparato comunicativo , onde 
procuramos  alcançar o maior número de leitores possível,   é um meio de sociabilidade.
Não fosse assim, deixaríamos de lado, com o pensamento de que não vale a pena qualquer esforço...  

Ah, sim3-   Temas de  Blogagem Coletiva, "Saudade da Blogosfera , das antigas"- não que eu seja velho e "Pela leveza de blogar",  mas como há muito não participo, não sei mais de quem, mas agradeço...

Ah, sim2-Estou com um problema , pouco tempo disponível para blogar, agravado pelo fato que minhas duas colaboradoras, minha filha Bianca e mulher Amanda, estão em um  ritmo intenso de atividades escolares, e pediram afastamento do blog. Não mais de prontidão, como antigamente,mas irei visitar e retribuir, sim!
Ah, sim1-  "Não existe texto longo, o que existe é texto chato".(a.d) 


Obrigado,

Comentários

Descer Página
  1. Felisberto:Em primeiro lugar, fico feliz por vc está por aqui. Gosto realmente de vc como autor e dos seus textos. Concordo plenamente com os seus escritos. Vc fala bem e profundamente, hein, meu amigo? Uma pergunta: Vc ler Paulo Freire? Querido, eu também sou daquele tipo que gosta da "socialização", de compartilhar ideias, experiências com o mundo, no intuito de contribuir, de forma positiva com o mundo! Mantenho o meu blog, de verdade, pelo prazer da comunicação, polo amor aos escritos. Amo demais escrever.Infelizmente, alguns sites só procuram a questão de divulgação, marketing...! Valeu pelo poster.Beijos e tudo de bom.Só me desculpa a ausência, mas é que estou cursando mais um curso de especialização na minha profissão e o tempo é bem pouco.Beijos, meu blogueirinho que tanto admiro.Fica na paz de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Amigo, voltando a responder o poster:Vale a pena mantermos um blog quando apreciamos de verdade a interação e os amigos blogueiros. As vezes me entristece quando percebo em alguns comentários no blog, a não leitura do texto. É como se a pessoa estivesse ali apenas por obrigação, como agradecendo a sua visita no seu espaço.É uma pena isto.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Felis
    Vc tem facilidade de se espressar e passa sua mensagem com clareza...
    Há muitas verdades aqui mas eu ressalvo o prazer de blogar... há os que ainda temos... talvez 6 anos seja pouco... não garanto quanto ao futuro, claro!!! Não sei o que virá...
    Por ora, amo blogar e interagir...
    Bjs fraternais

    ResponderExcluir
  4. Olá, bem-vindo de novo!
    Eu acho que é bom ter um blog. Agora claro, não pode vir em 1º lugar na nossa vida. É um passatempo como outro qualquer. Há uns blogues de que sou fã e gosto de deixar umas palavrinhas, nunca muitas porque o tempo é escasso, mas leio sempre os textos. Não tenho Face nem Twitter, etc... porque senão, não fazia mais nada.
    Um abraço e felicidades para a Bianca e a Amanda.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Felisberto.
    Blogo por prazer. Não consigo não escrever durante muito tempo... e adoro ler, por isso visito. Gosto de saber o que as pessoas pensam. Enquanto for possível, manterei meus blogs no ar. Um dia, como já vi acontecendo muitas vezes, eles ficarão por aí, sem mim, até desaparecerem, o que pode levar anos. E então todo mundo vai saber que morri.

    ResponderExcluir
  6. Olá Felis,que bom que voltou e deixou palavras para que todos reflitam,principalmente aos cometários feitos nos blogs.
    Cada um tem seu livre arbítrio de comentar ou não comentar.
    Muitas vezes ficamos tristes por não haver a quantidade de comentários que gostaríamos,mas temos que relevar e deixar para que o visitante escolha se deve ou não deixar uma palavra de carinho,sem pensar que seja por obrigação.
    Bjs e uma ótima semana.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  7. Eu mantenho o blog por prazer, se eu for ganhar algo com ele com certeza serão amizades.

    um lindo dia pra vc =)

    ResponderExcluir
  8. Oi Felisberto, há quanto tempo, não?
    Estive um pouco afastada da blogosfera pelos mesmos motivos do "ah sim" das tuas colaboradoras. rs.
    Muito pertinente tua postagem. Principalmente vinda de alguém com tantos leitores, tantos seguidores. Não imaginava que blogueiros com um blog desse porte ainda tivessem suas "crises existenciais blogueiras" como nós, meros blogueiros mortais, com menos de 100. rs.
    Explico: hoje, atingir o maior número de leitores possível, por mais que queiramos ignorar, poucos parecem fazer por puro prazer de blogar e a reciprocidade é complicada. O que tenho visto no Facebook é uma imensidão de blogs novos e a maioria com intuito de lucrar com parcerias literárias, sorteios, concursos, mas sem esforço de retribuir visitas ou demonstrar o mínimo interesse de conhecer novos blogs.
    Que atire a primeira nota de cem reais quem nunca pensou ou tentou "fazer" dinheiro com seu blog. Todo blogueiro tem esse direito, afinal, quem não precisa de um extra no nosso país?
    Mas o que me faz questionar é... e o conteúdo? A atitude? A maioria desses blogs, sem comentários. Também considero importante enfatizar o fato de muitas blogueiras que estão abandonando a blogosfera para aderir ao youtube.
    Parece que brevemente (se é que já não está acontecendo, pois não tenho saco para acompanhar) veremos muito mais "youtubers" do que "bloggers".
    Até tags banais que custariam poucas linhas aqui em nossa plataforma, são feitas em vídeo.
    Acho legal vídeos, o que é deprimente é ver quase todo mundo aderindo ao universo "vlogueiro" sem equipamento decente e o pior, sem talento para tal só para acompanhar a modinha.
    Claro que há os grandes e as grandes vlogueiros e vlogueiras, de resto, são meras cópias mal feitas, com vídeos looongos e mal elaborados. Pessoas sem a menor desenvoltura com a câmera só para "seguir a onda" e, lógico, tentar lucrar com as visualizações. Acabam por ser um fiasco online.
    Não vou te dizer que qualquer dia não será necessário aderir ao youtube, porém, será exclusivamente para divulgar meus futuros trabalhos literários e só se for MUITO necessário. Por enquanto, não tenho verba para um bom equipamento e não quero fazer vídeos com resolução e áudios de péssima qualidade. Sem falar que vou precisar de um bom curso de oratória, hahahahaha!
    Sobre o comentar esperando retribuição, bem... Eu adquiri o hábito de postar o link do meu novo blog no final de cada comentário para que as pessoas que tenham interesse conheçam, nunca pensei que corresse o risco de aparentar ser uma "intimação" para que retribuam. É só para situar os leitores, eu mesma, muitas vezes tenho uma imensa dificuldade de encontrar os blogs das pessoas que comentam no meu.
    Sobre discordar do conteúdo, é nada mais que justo. Porém, é preciso saber discordar. Tem gente (não aconteceu comigo, mas em blogs que visitei) que parecem querer dar lição de moral ao blogueiro / blogueira ou "ensiná-los" como blogar.
    Ah sim, espero que meu comentário tenha sido longo e não chato. huahuahuahau!
    Beijos amigo.

    Rivotril com Coca-Cola

    ResponderExcluir
  9. Oi Felis, você voltou poeta!
    E eu também...rsrs Estou voltando aos pouquinhos sabe?

    Você disse coisas muito pertinentes e verdadeiras! Concordo que manter um blog atualizado não é nada fácil! E mais ainda, mantê-lo por prazer de oferecer aos leitores e amigos uma boa leitura, também é ainda mais difícil, pois consome um tempo precioso que poderíamos estar usufruindo em outras coisas...

    Mas como ficar longe dos amigos não é?
    Fica difícil abandonar tudo de uma vez e quando sentimos que não daremos conta, uma pausa faz-se necessária...
    Foi o que fiz durante a primeira metade do ano...Publiquei pouquíssimos artigos inéditos e visitei os amigos com pouca regularidade, pois sabia que não poderia retribuir à altura...

    Sabe, eu gosto de ler com calma, de pegar a atmosfera do autor e sentir a magia em adquirir novos conhecimentos.... Principalmente nos poemas que podem gerar diversas interpretações
    Sempre gostei muito de ler os seus...faz muito bem! :)))))

    Enfim, apesar de toda a "sofrência" que é manter um blog tinindo e todas as circunstâncias que o envolvem, digo que vale a pena sim! É o nosso cantinho lindo onde recebemos os melhores e mais queridos amigos não é?

    Adorei as suas explicações Felis!
    O blog é um veículo de envolvimento e deve ser espontâneo, pois a partir do momento que vira uma obrigação, perde totalmente a graça não acha?
    Bem, vou indo e aproveito para desejar boas vindas novamente ao novo mundo dos blogs! Bom demais poder reunir todo mundo de novo!!
    Tomara que daqui para frente só tenhamos bons momentos, felizes, emocionados e sobretudo de grande espontaneidade!

    Beijos e uma semana incrível, maravilhosa Felis!! :)))))))

    ResponderExcluir
  10. Olá Felis!
    Quanto tempo!!

    Vamos lá né?Felis vc é sempre sábio,direto e objetivo, te admiro por isso.
    Sempre admirei seu dom de interpreta tudo que LÊ.

    Vc tem razão, nas antiga era mais prazeroso blogar,não que eu tbm seja antiga rs!

    Acredito que a falta de tempo acabou afastando muita gente da blogesfera, e talvez por conta disso,tenha desmotivado outros tbm.

    Fica com Deus tá?

    ResponderExcluir
  11. Meu poeta lindo td bem/ e que bom ter vc de volta
    gostei das suas explicações, e aqui estamos de novo juntos
    não tem importancia se vc não pode estar sempre junto de quem
    realmente é seu amigos, e sim que nos visite quando puder, atualizo
    o meu duas vezes por mes e da td certo, amigos verdadeiros são pra sempre
    Seja bem vindo novamente

    Abraços com carinho!

    └──●► *Rita!!

    ResponderExcluir
  12. Olá!!!
    Nossa Felisberto, concordo muito com tudo o que você escreveu!
    E é bom que mesmo sem sua presença constante, você ainda esteja por aqui!
    Sabe, já acabei um blog, com mais de 2000 seguidores por essas coisas chatas que acontecem na blogosfera... ( semana passada tive um post meu totalmente copiado...)
    E é como você bem escreve:

    "Não se pode comentar ou visitar esperando retribuição ou pedir algo sem saber à quem e colocar o blogueiro na posição difícil de ter de rejeitar ou de ignorar o pedido..."

    Porém isso é o que mais acontece, infelizmente...
    Recentemente fiz um post, onde no meio do texto eu revelo algo sobre mim ( http://simplesmentelilly.blogspot.com.br/2015/05/ator-da-serie-supernatural-pede-ajuda.html ),
    porém 90% das pessoas que comentaram não citaram esse fato nos seus comentários, ou seja, leram apenas a primeira parte do texto, ou quem sabe só o título...
    Bem são coisas com as quais temos que aprender a lidar, o desistir...
    Eu não quero fazer isso novamente, e espero que você também não o faça...
    Vamos "levando", e apenas levando em consideração mesmo que percebemos que se importa com o que escrevemos e postamos!...
    Beijos e beijos e tenhas uma ótima semana!!!

    http://simplesmentelilly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. E ele voltou durante minha ausência ... estive em viagem a SP ... delícia total ...

    Beijão meu caro ...

    ResponderExcluir
  14. Amigo eu tinha 10 anos quando comecei com o blog
    mais eu tenho prazer de blogar e ver todos os sinceros
    amigos, amei a sua postagem você tem toda razão e
    hoje tem 14 e amo o meu blog. Sucesso.
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=eNNlFtDc1-o
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Que bom que voltou, Felis
    E voltou com uma postagem que eu gostaria de fazer (se tivesse outro tipo de blog) como não tenho e não quero fazer outro (não tenho tempo e nem paciência mais) eu escrevo sobre blogs no Facebook mesmo, outro dia escrevi algo parecido com o que você escreveu aqui. Bom, que fique a dica pra todos que ainda não aprenderam o que é ter um blog. Teve ter sido muito legal ler os outros q participaram dessa blogagem
    Hoje sou dessas não me preocupo com números , sorteios ...nada mais...só penso em divulgar meu trabalho,receber novos clientes e visitar só os amigos antigos, pq nem pra novos blogs eu tenho mais paciência de ficar visitando. Abração e bom feriado pra ti

    ResponderExcluir
  16. Voltou e não me avisou, né? Vi por acaso que você publicou. Como você sabe, não tenho lista de blogs e nunca sei quem atualizou e acabo ficando na base da retribuição; aliás, como você tem o hábito de fazer, né não? Já que você está passando sabão, tenho que puxar-lhe a orelha também-rsrs.
    Claro que nós, blogueiros, queremos que nossas postagens sejam lidas e comentadas com certa razoabilidade, mostrando que o comentarista leu o texto. Isto é prova de respeito, de carinho e de consideração. Penso também que não se deve visitar esperando retribuição, mas que a retribuição é demonstração de delicadeza e condição de sobrevida de uma relação blogueira. Não fico chateada quando um amigo sempre presente não comenta em alguma publicação minha, pois imagino que ele está ocupado ou com algum contratempo. Contudo, se apenas eu vou, depois de certo tempo perco a motivação de continuar comentando em seu espaço, o que não quer dizer que não leio suas publicações quando desejo . No caso, saio sem comentar. Comentários requerem tempo e somente os que gastam seu tempo com a gente merecem ser comentados.
    Por outro lado, a quantidade de comentaristas não é importante para mim, mas valorizo o carinho, o respeito e a assiduidade daqueles que comparecem ao meu espaço. Quantidade, para mim, é buscada nas visualizações, onde posso avaliar se o meu blog é lido o suficiente para me motivar a mantê-lo na ativa.
    Não tenho dúvidas de que se pode manter um blog somente por prazer. Não fosse assim, acredito que muitos já teriam se dispersado da blogosfera. Observa-se que muitos blogueiros já estão relegando seus blogs em prol de outras redes sociais, o que contribui, em muito, para a redução de visitas.

    Saudades docê, moço querido. Que bom que você está de volta por aqui, ainda que tenha que ser em um ritmo mais lento. Acontece que a vida lá fora urge.

    Ótimo restinho de feriado.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde Felisberto.
    Cada vez mais satisfeita e encantada com a blogosfera, talvez seja porque o meu blog é atípico, como um diário virtual onde desabafo, onde construir amizades que prezo muito, atualmente precisei me afastar sem avisar e observei muito demostração de carinho. Eu amo interagir, fazer amizade, faço a minha postagem sem nem pensar em quantidade de comentários, mas sim desabafando para meus amigos e recebendo o suporte que preciso, quando a devolver os comentários acho indelicado não responder, mas só o faço se tiver tempo disponível para ler a postagem toda, acho um horror comentar sem nem ler. Achei você bem sincero na sua opinião, uma postagem bem direta. Devemos postar de acordo com o nosso tempo disponível, sempre por prazer. Meu amigo hoje vim lhe desejar um feliz junho Abraços.

    ResponderExcluir
  18. E dá pra ver, Felis, quem comenta esperando apenas retribuição. Vc sente o desinteresse e muitas vezes a pessoa nem se dá ao trabalho de ler a postagem. Vc fez boas colocações a respeito da intenção de um blogueiro e a função de um blog. Concordo plenamente. E os meus textos são sempre mt longos, mas espero que não sejam chatos. abçs e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  19. Blogo pelo simples prazer de blogar e visito os amigos com os quais percebo certa afinidade e qdo isto me dá prazer ... #simplesassim ... rs

    Bom fds ...

    Beijão

    ResponderExcluir
  20. Pois é Felisberto ultimamente eu não deixo de pensar nos rumos que os blogs estão tomando hoje, antigamente havia uma interação legal entre a galera e o conteúdo era mais diversificado, de certa forma era até mais divertido. Você é um leitor querido adoro ler seus comentários e sei que apesar de divergimos em alguns pontos você sempre deixa uma mensagem positiva no meu blog, e isso me deixa feliz. Essa construção de opiniões sem aquelas discussões desnecessárias de redes sociais.
    Agradeço o carinho!
    Bj

    ResponderExcluir
Subir Página