Recessão e depressão

(...)
enquanto tamborilava os dedos na mesa, já estava me perguntando se teria sido uma boa ideia começar a falar  sobre a crise pela qual o  Brasil  está passando  e principalmente sobre o que fazer agora com essa recessão econômica...

... e o engraçado é que, depois que as coisas acontecem , aparecem tantos  especialistas no assunto, que  não seria eu quem iria  dar uma opinião abalizada sobre .  
Só sei   que recessão econômica não é desculpa para ficar parado. 
Não podemos perder esta excelente chance  de avançar mais um passo na conquista dos ideais de equilíbrio e justiça que tanto desejamos, pois, mesmo em tempos de crise e recessão econômica sempre há  possibilidade de melhorar... 

...e claro que por conta da recessão, paguei somente a minha parte da conta, mas, conto que    ajudei na  gorjeta do garçom. 

Me despedi dos amigos, saí do bar e comecei a caminhar  por uma avenida muito movimentada. 
Foi quando avistei um homem, que estava com uma garrafa de álcool na mão, prestes a atear fogo pelo corpo todo.
Me aproximei e disse:
-Meu senhor, não faça isso com a sua vida!

Ele respondeu:
-Meu senhor , com essa recessão econômica, perdi o meu emprego e eu tenho muitas contas para pagar. 
Se não pagar o aluguel até o meio- dia serei despejado! 
E a minha mulher , cansada disso, arrumou outro homem. 
E meu filho acabou de ser  preso. 
O que o senhor quer que eu faça?

Eu disse:
-Calma! Vou pedir ajuda às pessoas que passarem por aqui!
-Por favor ajude aquele homem. 
Ele está com uma garrafa de álcool na mão, querendo atear fogo pelo corpo. 
O filho está preso, a mulher dele o abandonou, perdeu o emprego e o aluguel dele vence hoje ao meio- dia  .

Depois de muitas tentativas , retornei para onde o homem estava.
E ele, todo entusiasmado, pergunta:
-O que o senhor conseguiu para mim?
Meio sem graça, respondi:
- O recado solidário de um pai que também tem um filho preso, um par de chifres, uma ficha de solicitação de emprego, 5 reais   e...

Ansioso, ele disse:
-Que mais? Que mais?

-...10 isqueiros, 20 caixas de fósforos , dois acendedores de fogão, ...

Cuidado ao pedir ajuda, pode vir literalmente.

Não sou o autor da "ideia" da piada, mas, o "culpado" do texto sou eu.

Obrigado,
ℱelisberto N. Junior

Comentários

Descer Página
  1. rssssssssssss...E fica o recado sempre válido: Cuidado ao pedir!!! abraços, chica

    ResponderExcluir
  2. Ah pois é! Acontece! Temos que rir para não chorar, eh eh eh...
    Nós por cá também sabemos o que é recessão económica... Enfim, vive-se um dia de cada vez.
    Um fim de semana feliz!

    ResponderExcluir
  3. Amigo, rsrsrs, não pude deixar de rir, pois é, acho que estás certo, nos dando essa oportunidade de rir um pouco diante de tantas coisas que estamos vendo e que estão tirando o bom humor de muitos!
    Abraços bem apertados meu amigo sempre querido!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Felis, hahaha entrei rindo por causa de sua foto de capa do perfil g+, hahaha sobre a sua postagem, o cara não tem mais desculpas pra não atear fogo , hahaha saio rindo daqui,feliz final de semana,beijinhos, xauzinho

    ResponderExcluir
  5. OMG! Tive que rir.

    Muito boa como toda fábula.

    Bom fim de semana meu amigo ..

    Beijão

    ResponderExcluir
  6. Meu Deus do céu... sempre há pessoas prontas a ajudar, não é mesmo? Completaram logo a cena do fogaréu... Criativos demais!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Olá kirido,

    Estive aqui mais cedo, mas como tinha um compromisso com minhas irmãs, não deu para comentar naquele momento. Todavia, li rapidamente e saí sorrindo. Contei a piada para elas, que deram boas risadas. Perfeita para ilustrar a situação difícil do povo brasileiro, decorrente da má gestão do País, além da roubalheira descomunal. Até a escolha da imagem foi perfeita, pois este magro cofrinho é mais do que suficiente para guardar eventuais economias-rsrs.
    Você tem razão quando assevera que recessão não é desculpa para apatia ou justificar falta de atitude diante dela. Vale lembrar Einstein. Segundo palavras dele, " Quem atribui à crise seus fracassos e penúrias, violenta seu próprio talento e respeita mais aos problemas do que as soluções".

    Adorei! Todos precisamos rir um pouco para desanuviar diante de tanta desolação.

    Ótimo final de semana.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  8. rsssss, já imaginou se a moda pega? Já tem umas coisas meio esquisitas por aí!!!
    Pelo menos ri um pouco, Junior!
    bjus!!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Felisberto.
    Triste situaçao do nosso Pais. Por um lado fico indignada por tanta roubaria, por outro lado fico triste, porque todos nós poderíamos ajudar uns aos outros, mais muitos nada fazem, diz que não tem nada a ver, e só sabem culpar o governo. Que o governo é culpado todos nós sabemos, não é nenhuma novidade, mas isso não impede que as pessoas sejam mais humanos, que façam a sua parte, sendo honesto, cuidado da natureza, não jogando lixo nas ruas, não aceitando popinas, não se deixando influencias por atitudes desumanas, respeitando as leis de transito, ensinando aos seus filhos a olhar com olhos de compaixão para a humanidades, e nunca deixando de fazer o possível pelo próximo. Se forem pará a rua para deixar um morador de rua desabafar, para da um simples alimento, quando saírem vão sempre receber muito obrigado, falo por experiencia propria, sei o que muitos vão dizer, que vão ser roubados etc, mero engano, o que mais roubam são os de colarinho branco. Existem com certeza pessoas nesse momento querendo se suicidar, porque não sabem como colocar alimentos na mesa para os seus filhos. E muitos nesse situaçao da piada, a atitude é essa mesma, e bem capazes de dizer menos um desgraçado no mundo. Enfim fico mais triste com as pessoas desumanadas que passam por um mendigo e diz menos um vagabundo, do que o governo corrupto que o tempo todo só fez e faz roubar, a unica diferença é que dessa fez a mascará ficou mais visível. Tem todos os motivos de odiar Dilmar, o que ela vem fazendo com os federais é inadmissível, mas a minha maior indignação foi o que ela fez com a Petrobras, deixando muitos Pai de família desempregado, na ruína. Tenho familiares que moram no interior de São Roque,onde a maioria eram empregados da Petrobras, a Petrobras acabou , a obra e a cidade toda está em uma situação caótica, a diferença é que la uns ajudam os outros, e meu irmão relata que apesar de tudo ninguém passa necessidade. Para termos um mundo melhor, é necessário um governo honesto e acima disso pessoas agindo de uma forma humana, só assim acabaram pessoas tirando a vida pela falta de recuso financeiros. Devemos mesmo procurar descontrair, levar a situaçao de uma forma mais leve, como essa piada, porque de fato se não for dessa forma absolvemos demais e terminados nós prejudicando emocionalmente. Desculpa o longo comentário, se o achar improprio se sinta a vontade de não publica-lo. Deixei um premio dardos para você no meu blog. Um feliz domingo. Enorme abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá,Mirtes,quanto ao seu comentário, impossível considerá-lo impróprio ou longo - sou até suspeito para falar disso,tanto que os meus são longos e muitas vezes impróprios - se o mesmo contém considerações ao texto apresentado , aproveitou do universo plurissignificativo que o texto oferecia - no caso, a recessão, a piada, a ajuda, o desespero, a tentativa de etc - e , o mais importante, formou e construiu um pensamento crítico , transformado em comentário pertinente e relacionado, parabéns!.Obrigado pelo carinho,belo dias,beijos!

      Excluir
  10. Kkkkkk... porque desgraça pouca é bobagem! kkkkk
    Olhe, hoje em dia nem duvido que seria o que o homem receberia em troca, mesmo. Solidariedade (positiva) é rara e por isso mesmo me emociona quando percebo.
    Penando no contexto imaginei quantos de nós já não passou por isso: chifres, caos financeiro, desemprego... sobrevivemos, e geralmente, melhoramos.
    Abraços!

    ps: gostei da imagem do porquinho magrinho, rsrsrs!

    ResponderExcluir
  11. Rir em tempos de crise é um bom negócio!
    Acho também que não devemos só reclamar, fica uma energia muito ruim. Fazer o melhor e enxergar o que de bom está acontecendo ao nosso redor. Eu, por exemplo, gostei das mudanças a que fui obrigada a fazer em relação aos mercados. Substituir, deixar de comprar, inovar. Percebi o quanto estava mimada!

    ResponderExcluir
  12. Oi amigo, adorei a piada!
    desculpe pela ausência, ando sem tempo para o blog, mas aos poucos venho retribuir o carinho! ♥
    Lhe desejo uma excelente semana, abraços e fique com Deus!!

    ResponderExcluir
  13. A situação do nosso país está tão preta que nada mais apropriado que um pouco de humor negro. Gostei, Felis. Abçs e boa semana.

    ResponderExcluir
  14. A piada é muito boa, mas, futucando bem, triste. Gostei muito.
    Beijo e bom dia*

    ResponderExcluir
  15. hehehehehehehehehe... o jeito é rir mesmo, Felisberto. Isso é de graça e nos faz bem. A situação atual nos faz refletir e conduzir nossa própria "economia" de forma diferente. Gostei muito da postagem. Bjs.

    ResponderExcluir
  16. Oi Kirido,

    Entrando por aqui porque me interessei pelo gadget que você mencionou, somente visto pelo administrador do blog. É que há muito ando pensando em retirar o "blogroll" do meu blog. Tentei até colocá-lo em uma página à parte, mas não soube como fazê-lo. Há pessoas que somente aparecem ocasionalmente e não tenho interesse em mantê-las na minha lista de blogs. Todavia, receio que isto possa, eventualmente, ferir suscetibilidades. Na verdade, gostaria de deixar somente os favoritos, como você. Será que você poderia ensinar-me como fazer?

    Aproveitei para rir um pouquinho mais com a parte negra da piada-rsrs.

    Ah... Adorei o "felis-writing-embromation"-rsrs. Só você! rsrs.

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi kirido,

      Deu tudo certo por lá.
      Imensamente grata pela atenção.

      Beijo.

      Excluir

Postar um comentário

Subir Página