Zen

Eu estou muito zen nesse Paraíso , a questão é que sou hiper-reativo contra estes padrões , convenções , estereótipos, modismos , que uma parte  impõem . 
Quiçá os maiores causadores da mesmice generalizada, do previsível, do óbvio e da inércia, acabando com a graça do ser humano e de ser um humano. 
Afinal de contas, se há sempre algo novo e importante surgindo,  não há tempo a perder com banalidades, tampouco com uma [inter]comunicação ineficiente , irrelevante e improdutiva.
Uma verdadeira lástima!

Bem, por vezes , parece até que estou polemizando contra a verdade de uma parte , mas qual a verdade? 
A verdade é que, na verdade, é só o que penso :
 Que deve partir de cada um a iniciativa de prosseguir - ou não - em absolutamente tudo aquilo que desejar, sem estar em constante posição de concordância e nem hesitar em defender suas escolhas, o que  nem sempre significam  vitórias, acertos  e  alegrias.
 É um equívoco , aceitar tudo sem pensar na mutualidade , no respeito mútuo; sem um acordo de vontades e consentimento das partes; aceitar , doar e se dar , de forma implícita, sem uma análise crítica ou avaliação objetiva que os fundamente ; agir de forma somente para agradar os outro;  validar e mascarar um papel  para a conquista da aceitação e a aprovação do outro e ou grupo de interesse.

No mais, o Paraíso na Terra existe.
E assim a vida segue. 
E a vida segue assim.
Em seu curso intenso e profundo.
Zen,  na segurança do respeito e alicerçado na paz e no diálogo.

[Se é difícil aceitar o fato de que pensar de uma forma diferente possa não ser a mais certa mas apenas pensar de forma diferente , o fato de poder pensar de forma diferente significa que temos liberdade de pensar de forma diferente. ]

°
[repaginada, ao ensejo de uma postagem como esta, entendemos  o que se estabelece claramente,  a partir da leitura do texto , mas  uma coisa é certa, muitas respostas para uma única pergunta podem estar certas, dependendo do que estivermos procurando.]

Obrigado,

Comentários

Descer Página
  1. Concordo plenamente com a pequena nota entre parênteses!!!
    Um excelente fim de semana!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Elisabete;obrigado pelo carinho,feliz final de semana, belos dias, abraços!

      Excluir
  2. O céu e o inferno estão aqui e agora, depende de como vivemos. Eu por mim tenho o meu céu conquistado ao longo de minha existência e sou feliz por isto.

    Beijão e bom fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,Bratz, ser feliz não é uma casualidade e sim uma conquista de quem sabe reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os 'céus e infernos' , ao longo da existência ....Obrigado, feliz finde,belos dias,abraços!

      Excluir
  3. Olá Felisberto!
    Seu texto me fez pensar que ser "ZEN" é ser 'resiliente'...

    BJK
    JAN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,Jan,sim,a palavra zen hoje em dia se tornou um termo popular, muito além de seu significado original > pessoa zen é , à grosso modo, aquela que não se abala por nada , serenos e tranquilos, 'conseguem discernir e enxergar soluções para aquilo que buscam'; o resiliente é aquela , `a grosso modo, que também não se abala em lidar com situações adversas, obstáculos e problemas e sem entrar em conflito psicológico ou emocional, 'conseguem discernir e enxergar soluções para aquilo que buscam', obrigado, feliz final de semana, belos dias, abraços!

      Excluir
  4. Oi Felis me lembro que a primeira vez que vim aqui alguém comentou que vc era sábio e sensato em suaas colocaçoes e o tempo passou e isto so confirmou.Sei que vc não gosta de ser chamado de escritor e sim de blogueiro mas seus textos são muito inteligentes de um verdadeiro escirtor e é muito verdadeiro o que vc escreveu o texto pode ter vários contextos dependendo a forma que o lemos e eu acho que só existe o que temos hoje no mundo porque alguem pensou diferente e saiu da mesmice e o computador ajuda muito mas nos impede de pensar , so coisas banais e comunicação ruim beijinho my idolo xauzinho e bom final de semana fique zen sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fá, boa noite, muito obrigado pelo carinho das palavras! Sabe, você acertou! Embora - muitos, poucos, sei lá - digam que escrever é um dom , existem controvérsias, porque embora os grandes escritores, esses aí famosos, que parecem que nasceram com um talento inato para escrever, com o dom , todos eles com certeza só se revelaram escritores após um grande processo e uma convivência com a escrita/leitura. Todos podemos escrever excelentes textos, mas sempre com o fruto do suor do esforço; eu nasci para o meio virtual como blogueiro e assim serei sempre, um blogueiro e melhorando um pouco, não me considero ainda escritor só pelo fato que escrevo em um blog. Agora, se ser escritor é aquele que gosta de escrever e acredita no que escreveu , então, um dia serei,mas por enquanto sou um blogueiro - amador que escreve em um blog-amador. Sempre zen,feliz final de semana,belos dias,beijos!

      Excluir
  5. Olá felis! Saudades do seu cantinho amiguinho. Vim deixar o meu carinho e amizade por aqui matando a saudade. Beijos e tenha um ótimo domingo!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Stefanny bom dia! Obrigado por lembrar de mim...irei no seu cantinho - só não sei quando, hehehe- matar a saudade!Meu carinho e amizade, feliz semana,belos dias,beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Felis boa tarde!
    Colocações de um super escritor que sabe viver e reviver a realidade! Parabéns!!
    Diante desse mundo tão intolerante que vivemos, um texto tão perspicaz assim é a resposta para muitas perguntas.. Mas como é difícil ter uma resposta que se encaixe em tudo o que procuramos, não é mesmo?
    Ah, adorei sua colocação de que quando agimos numa forma de apenas agradar o outro, acabamos por prejudicar a nós mesmos... Perdemos nossa própria identidade... Muito apropriado amigo!

    Um grande beijo e uma semana excelente tá?
    Cuide-se muito!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida Adriana; bom dia! Obrigado pelo carinho das palavras, verdade, infelizmente, perder a própria identidade para apenas agradar o outro é o que mais temos nos dias atuais! Agradeço novamente, feliz semana, belos dias, beijos!

      Excluir
  8. Ola boa noite poeta Feliz!
    Minha mãe sempre diz: Ouvir e a melhor coisa que fazemos,
    porque as pessoas trazem consigo experiencias e aprendizados
    que talvez também sirvam para nossa vida, porém, você ouve atentamente
    e só absorve o que para você poderá ser útil!
    Adorei seu texto e descobri que hoje em dia, sou Zen...ouço, analiso e tento
    ajudar com o pouco que sei, mas muitas vezes, eu que aprendo...Beijos zen pra você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Simone , boa tarde!( ué, voltou ao nome anterior, com sobrenome diferente? hehehe); pertinente a colocação de sua mãe, ouvir é tudo; sim, importante é saber filtrar o que nos servem.Agradeço pelos carinhosos e pertinentes comentários, belos dias, beijos!

      Excluir
  9. Pertinentes observações, Felis. E o parênteses final virou uma ótima característica do seu blog. Sempre concordo, inclusive. Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,Sérgio,boa tarde!Sim, o 'parenteses' é uma das respostas que meu texto pode 'oferecer', no exato momento da escrita. Com certeza, se fosse escrever novamente , seria outro.
      Agradeço, belos dias, abraços!

      Excluir
  10. Oi, Felis, adorei sua frase final em destaque, kkkkkkkk, até li para minha filha. É, um sério problema pensar diferente, porém a meu ver um problema para quem acha um problema pensar diferente, não para quem pensa, rsrsrrs! É tão interessante perceber quantas formas de pensar e agir inimagináveis podem existir, porque as pessoas insistem em querer colocar tudo dentro de uma fôrma?
    E pelo que observo, aquele que se submete ao sistema acaba sendo desvalorizado, então o preço pago, no final, não parece compensar.
    Seria muito agradável se as pessoas tivessem espaço e liberdade para manifestarem o que são mesmo que suas ideias não fossem do interesse ou iguais ao coletivo.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,Vane!Boa noite! Essa semana, por alguns motivos, não estou indo à nenhum blog ,por isso, a minha resposta por aqui...Sabe, quando li seu comments 'dizendo ' que ' leu a frase final (entre parênteses) para sua filha' me atentei que faço muito disso. Quando vou à um blog e leio algo assim e ...por aí vai, costumo ler para minha mulher e ou filha, quem estiver mais próxima.
      Por mais solidária que seja a vida social, conflitos de pensamentos sempre existirão, principalmente devido à individualidade que resguarda cada ser humano. Muitos preferem utilizar o 'auto-engano' para não conflitarem, preferem utilizar a tabela de regras, convenções etc e tal ao invés de pensar diferente para seu próprio bem viver, mas tenho comigo que para viver plenamente, não podemos perder 100% dos tiros que nunca damos. ( paráfrase de Wayne Gretzky).
      Agradeço pelo carinho, feliz final de semana, belos dias,abraços!

      Excluir

Postar um comentário

Subir Página