Blogagem Coletiva:Espiritualidade
Espiritualidade.
Registro, de início, propositadamente, que a
presente postagem é condizente substancialmente em
conhecimento, vivência e pesquisa de um Cristão Católico.
Conjugando-se com isso o meu direito pelo reconhecimento por parte dos leitores de que cada pessoa possui pontos
de vista, crenças e religiões, seguindo seu plano de vida e ação e embasadas em valores próprios, mesmo quando estes divirjam dos valores dominantes na sociedade.
E no meu ponto de vista, há uma
visão distorcida da verdadeira e autêntica espiritualidade.
A espiritualidade do incenso queimado ou das novenas feitas somente com a intenção de receber a graça são vazias e sem fundamento.
Espiritualidade não é um conjunto de espíritos, nem um conjunto de ideologias vinculado ao espírito e sim, um conjunto de práticas aplicadas em busca da harmonia do espírito.
Portanto, para mim, espiritismo e feitiçaria não é espiritualidade.
Também, não podemos confundir a espiritualidade no sentido católico do termo, esta não pode ter outro alicerce a não ser Jesus Cristo, onde a espiritualidade não é uma parte da vida, mas a vida inteira guiada pelo Espírito de Jesus, destacando-se a oração,
que o levará, aos poucos, a ver a realidade com um olhar contemplativo, que lhe permitirá reconhecer a Deus em cada instante e em Todas as coisas; de contemplá-lo em cada pessoa; de procurar cumprir sua vontade nos acontecimentos.
Vive-se hoje muito mais a fala do que a ação e isto obriga o homem a rever seus valores de vida, que ficaram perdidos pela falta de fé em si mesmo, inclusive o impedindo de entender
que a ação é o caminho de toda forma de espiritualidade
O caminho da verdadeira espiritualidade é um processo de libertação interior onde nada mais poderá nos impedir de sermos livres no nosso agir.
Percebemos que é necessário produzir dentro de nós uma mudança e superar as ideologias que não realizam nada em nós.
Há mudanças que são superficiais e exteriores e que não nos transformam.
Mas há mudanças que modificam o que há dentro de nós, são interiores e verdadeiras transformações, capazes de dar um novo sentido à vida ou de abrir novos campos de experiência e de profundidade rumo ao próprio coração e ao mistério de todas as coisas.
A espiritualidade vem sendo descoberta como o momento necessário para o desabrochar pleno de nossa individuação e como espaço da paz no meio dos conflitos sociais e existenciais.
É aqui e agora que a nossa vida deve se realizar.
Penso que não há outras vidas e nem outra existência a não ser a vida que conquistamos no dia a dia , e na luta sem trégua contra o mal que está dentro e fora de nós.
Devemos viver a vida plenamente como ela é, por inteiro, o que nos levará a estar mais próximo de Deus, e assim, podemos ser reconhecidos como aquele que viveu a vida que Ele nos deu.
A espiritualidade plena e verdadeira nada mais é do que ser você mesmo.
Desde que você tenha isto como sua verdade e não a do outro, tudo pode ser aceito.
A espiritualidade faz parte de nossa vidas, do nosso EU.
“Espiritualidade é aquilo que produz no ser humano uma mudança interior”
Dalai-Lama
Líder espiritual e político tibetano
6/7/1935, Takster, Tibet (atual China)
****************
Blogs que se comprometeram à participar da
Blogagem Coletiva
Blogagem Coletiva
Segue o Link
06/Julho/2012