Ócio

O ócio  me faz  deambular por confusas perguntas, que talvez  nunca encontre a resposta - nem para satisfazer  o meu  interesse em saber, nem para esvaziar a minha cabeça das dubiedades
Um dia perguntei-me, se apenas procuramos o belo, e, então questionei-me
" Amo tudo que é belo ou faço belo tudo que amo?"
A resposta ficou perdida algures, na corda bamba da ambivalência.

Há o amor . Bela ou feia , é ela? 
Sei que o ócio pode me  oferecer , sobretudo,  a possibilidade de diversão e    deixar de ser um atormentador da introspecção,   se do    conjunto das constatações puder   legitimar uma certeza. 
Sendo assim, começarei do começo,   somando tudo! 
   Alguém responde a minha pergunta?
Imagem:Google
13,14 e 15/Outubro/2013

Comentários

Descer Página
  1. Temos aqui um provérbio que diz "Quem ama o feio, bonito lhe parece".
    não sei se responde à pergunta mas...

    ResponderExcluir
  2. Caramba amigo, aí ficou complicado, amar o belo ou o belo amado.. (rs*), viu só, me enrolei.
    Faz o seguinte, ame, seja belo, feio ou esquisito, mas que seja sincero que se tornará belo.
    Puxa, será que expliquei direito?
    Ah! deixa prá lá, o importane é não deixar de amar, quanto ao ócio (palavra estranha), ele provem de um vazio qualquer, então se ocupe, assim o tal ócio não terá como chegar.
    Ufa! acho que consegui dizer o que pensei! ou não?
    bjs
    Ritinha

    ResponderExcluir
  3. Quien ama siempre ve hermosura...
    Espero haber interpretado correctamente tu idea.
    Bello fin de semana Junior, abrazos!

    ResponderExcluir
  4. Felis, cheguei a conclusão de que os sentimentos em si são perfeitos, nós é que não sabemos "habitar" neles.Somos todos contraditórios; amor enfraquece alguns( pelo menos é o que os soberbos e orgulhosos pensam) e nos fortalece quando aprendemos que amar significa nos despojarmos.Quando amamos tornamos belo td o que se tornou uma pedra preciosa para nós o problema é como lidamos com cada situação.E o ócio pode nos levar a entendimentos,descobertas.Tenha um lindo fim de semana.

    ResponderExcluir
  5. O Luciano Menezes é fera na pintura e vc é fera na escrita. Tb adorei a adaptação que vc fez no meu blog rsrsrsrsr, vc é encantador amigo querido. E suas palavras são lindas, vc tb é artesão, artesão das letras...Brinca com elas e forma coisas maravilhosas que lavam a alma, lindo lindo demais, amei.... Parabéns Bjimmmmmm e abençoada semana para vc....

    ResponderExcluir
  6. Estou feliz porque você está feliz e aproveitando o feriado para pensar na sua felicidade. Gostei! Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite amigo Felis!!!
    Penso que quando amamos tudo é lindo e belo.
    Pois no amor há algo mágico que transforma tudo para a melhor forma possível.
    Feliz e Abençoado Domingo!!!
    Bjokas...da Bia!!!

    ResponderExcluir
  8. Solo la belleza del alma es la que importa a quien ama.

    Un beso Felisberto

    ResponderExcluir
  9. O amor é incondicional na medida e na dosagem certa,o amor foge ao controle da razão e se fixar no belo ou no feio para o amante é irrisório.Um belo texto intrigante.Abraço carinhoso do amigo e leitor:-BYJOTAN.

    ResponderExcluir
  10. Meu poeta lindo to com tanto sono, que nem sei Se amar é belo ou se é belo Amar........Mas fica assim achei a pergunta um pouco difícil pra essa hora da manhã rsrsrsr
    Deixa pra la ame e seja feliz, durma bem e tenha bons sonhos.....Mas acorde com o belo amor do lado
    Vou dormir que seu amanhecer venha um belo cantar dos passáros!!!

    Bjusssss
    ______________Rita!!!!

    ResponderExcluir
  11. Amar es belleza y crueldad...y sin embargo yo soy adicta.

    Besos muchos ♥♥♥

    ResponderExcluir
  12. Acho que o amor por si só já é belo,e torna tudo muito lindo.
    Por isso devemos amar rsrs.[seja feio ou bonito]
    Um ótimo domingo.
    Acabei que conhecer o seu blog,gostei muito.
    Meus parabéns é muito bem elaborado.

    ResponderExcluir
  13. O tempo do ócio amoroso, criativo é muito bem-vindo... Sempre nos refaz. Energiza-nos. Pois, há imensa necessidade em relativizarmos para vivermos bem. Bom senso. Gostei de suas colocações pertinentes entre o amor - o belo - o feio. Possibilidades incríveis!
    Abraço,
    Célia.

    ResponderExcluir
  14. Ahahahha achei que tinha me enrolado sobre a pergunta por causa do sono ,mas vi que não ficou fora das outras mensagens daqui não..mas entendi o que vc quis dizer.....Pois é....

    Ame e seja amado isso que basta não é memso meu poeta lindo, tenho um domingo feliz e uma semana de muita paz bjãooooo


    └──●► *Rita!!



    ResponderExcluir
  15. Para todos vós eu digo bom dia
    Hoje, não quero de tristezas falar
    Transmito-vos a minha alegria
    Por neste mundo convosco estar!

    Bom domingo para você,
    amigo Felisberto Júnior, um abraço
    Eduardo.

    ResponderExcluir
  16. Oi amigo, o amor transforma as coisas mais simples em algo extraordinário e faz tudo parecer mágico!
    Abraços e boa semana!

    ResponderExcluir
  17. Oi, Felis, como vai?
    Bem, há mais de uma pergunta aí, hahaha. Primeiro, acho que fazemos belo tudo o que amamos, sobretudo quando temos a sensibilidade apurada. Temos a tendência e poetizar e por isso é necessário tomar cuidado para não amar de maneira idealizada, porque dessa forma qualquer pequena atitude "feia" do objeto idealizado pode causar estragos de proporções devastadoras. A responsabilidade sobre ser o objeto de contemplação do outro torna-se muito pesada.
    Outra coisa que me chamou a atenção foi falar sobre o ócio. Estou em feriado até terça, sozinha em casa, ótima situação para contemplar e sentir a leveza da vida. Algumas vezes, no silêncio, me pego nessa espiral de perguntas, tentando compreender algumas situações ainda não completamente resolvidas ou acomodar as coisas na tentativa de resolvê-las para que deixem de ser perguntas.
    Mas hoje em dia sei que questionamentos em excesso não nos fazem bem, sobretudo quando não há respostas ou estas não devem estar ao nosso alcance, porque não nos pertencem, ou porque não acrescentaria nada de bom saber a resposta. Aí eu relaxo e agradeço por conservar simplesmente a capacidade de amar.
    Falei demais, né? hahaha
    Gosto demais de vir aqui... um abraço!

    ResponderExcluir
  18. Amar em primeiro lugar e deixar a ociosidade para outro momento.O que vale é o amor que está sentindo.A preguiça,não vale nesse momento.

    bjs amigo Felis
    Carmen Lúcia-mamymilu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá Felisberto!
    Que pergunta difícil amigo, rsrs.
    Mas quem ama não ver defeitos, o amor
    verdadeiro é incondicional, o importante é amar e ser amado.
    Fazer o que a gente ama rende muito mais e fica com um toque mágico.

    Bjs, sucessos sempre!

    ResponderExcluir
  20. Feliz, a idéia de amar já é um remédio para os animos.

    Quanto ao ócio, hoje estou abraçando, peguei tanto sol que não quero nada mais do que água e ouvir musica. Ainda bem que o cachorro e a gata fazem companhia.

    Querido amigo,como não tenho contador de comentarios, como alguns amigos usam, não sei como lhe responder o que questionou. A verdade que sempre ler o que vc tem a dizer é bom demais. Faz sorrir.

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Meu belo jovem, o importante é amar sempre! O ócio ás vezes é necessário para a diversão e descanso!!!
    Obrigada pela visita me deixou muito feliz.
    Beijinhos escritor gigante...

    ResponderExcluir
  22. Creio, Felisberto, que o amor qdo sincero e verdadeiro só ver o belo intrínseco. Abçs e boa semana.

    ResponderExcluir
  23. OLÁ MEU AMIGO DE FÉ MEU IRMÃO CAMARADAAAAAA......
    MAS BAHHH TCHÊ... EU CREIO QUE OS DOIS.... AMAR TUDO O QUE ´PE BELO E ENBELEZAR TUDO O QUE AMAMOS.. NA REALIDADE QUANDO AMAMOS AOS NOSSOS OLHOS SE TORNA BELO É SEMPRE ASSIM...
    QUANDO AMAMOS NÃO VEMOS O LADO RUIM DAS COISAS E SIM AS VIRTUDES AS QUALIDADES AS COISAS QUE REALMENTE IMPORTAM E QUE FAZEM TODA A DIFERENÇA.. DE FATO.. SE TDS OLHASSEM COM OS OLHOS PUROS DO AMOR NÃO HAVERIA TANTO CIÚMES TANMTA DESCONFIANÇAS E COISAS SEMELHANTES NESTE MUNDO A FORA...A BRAÇÃO MEU AMIGOOOOOO

    ResponderExcluir
  24. Oi, Felisberto tudo bem?
    Pois é, este ócio é que nos faz refletir sobre a nossa vida eu faço mil perguntas e no fim ficar com a cabeça mais vazia ainda.
    Bj

    ResponderExcluir
  25. Difícil pergunta, mas tudo o que amamos fica mais bonito e com menos defeitos do que realmente tem. O coração engana o cérebro com certa facilidade. E um bom ócio sempre nos faz refletir sobre essas contradições. Abçs e boa semana.

    ResponderExcluir
  26. Para as suas perguntas busque as suas respostas.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  27. Não penso numa resposta, querido poeta, mas numa reafirmação: a de que o ócio faz-nos deambular por entre as nesgas do visível para que nos surpreendamos com o que estava difuso.

    A ambivalência,neste caso, me é mais simpática:Amar o belo e tronar belo o amado!
    Uma reverberante semana pra vc, Felis.
    Abraços,
    Calu

    ResponderExcluir
  28. Penso que a beleza é relativa, o que é belo pra vc pode ser feio pra mim. Como ao ouvir uma canção, da qual posso me encantar com seus acordes e melodia, enquanto que outra pessoa pode simplesmente achar chato e horrível. E não devemos esquecer que esse sentimento (achar belo) também pode se modificar com o tempo. Quantas vezes nos pegamos lembrando de algo ou alguém e pensamos: como mudei, achava tal gesto, tal pessoa, ou tal canção tão sem graça hoje acho lindo.

    Creio que achamos belo sim, tudo que amamos e apreciamos...

    Beijos

    ResponderExcluir
  29. A beleza está nos olhos de quem vê.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  30. Obrigada Felisberto por ter me seguido no meu blog.
    Super beijos da Tatá.

    ResponderExcluir
  31. Oi Amigo Felis!

    Amar é o mais importante, ser belo ou feio não importa, ociosidade deixa para relaxar e tranquilizar a alma.

    O Amor tem suas virtudes, com o tempo, o que parece feio fica belo.

    Beijos

    Feliz Semana.

    Nati

    ResponderExcluir
  32. FELISBERTO:amigo, a beleza vem de dentro e é mais sustentável por ser verdadeiro.Vc é extremamente intelectual e ao mesmo tempo sensível.Bjs e uma linda e abençoada semana parceirinho.

    ResponderExcluir

  33. Oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!
    Filosofando por aqui, é?
    Gosto de alguns momentos de ócio, mas quando consigo manter minha mente ligada a alguma coisa. Caso contrário, começo a pensar...pensar...pensar até sair fumaça. Muito difícil encontrar respostas para todos os nossos questionamentos. Vamos morrer tentando-rsrs.
    Eu amo tudo que é belo e procuro fazer belo tudo que eu amo. Inclusive o feio me parece belo quando me mostra facetas diferentes.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  34. Quem afinal determinou o belo e o feio? Alguém disse que o Essencial é invisível aos olhos, e talvez de fato o seja, e que para enxergar essa beleza tão procurada seja preciso antes deixar de lado nossa visão limitada e enxergar com os olhos da alma. Alguns questionamentos são preciosos mesmo que não tenhamos respostas prontas para eles.
    Tenho um lindo dia :)
    Xero

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Subir Página