Keep calm...não sou problogger

O blog, antes de um aparato comunicativo é um meio de sociabilidade. 
Através de relações sociais – e tendo estas como condição minimal – a blogosfera produz 
subjetividade, texto, contexto,  informação e opinião.
 E, também,  certos valores e comportamentos que são por vezes muito sutis, outras vezes muito claros e determinados e   um acordo social informal estabelecido entre os blogueiros

...a primeira, é o respeito pela Obra e pelo Autor, que só saberemos pelo teor de um comentário. 
Fica claro aqui,  que não só o conceito e a avaliação sobre a Obra e o Autor, mas a referência, sempre, sobre a Obra e (in)diretamente ao Autor, em cada comentário. 

A segunda,  uma fusão de públicos bem diversificado…cada um ao seu jeito, modo e tempo...por isso, não precisamos que venham atrás ou estejam à frente,e sim, ao lado, e  assim, sem  questionamentos se há  origem ou destino na tentativa de interação.
Em suma, na blogosfera não há imperativo exatamente por não haver estrutura e hierarquias, ninguém é melhor do que ninguém. 

Terceiro, não se pode comentar ou visitar esperando retribuição  ou pedir algo sem saber  à quem  e  colocar o blogueiro na posição difícil de ter de  rejeitar ou de ignorar o pedido, afinal,  ninguém é obrigado à nada e nem por isso está sendo contrário à qualquer possibilidade de interação, ainda mais quando  já há  ressalvas em postagens anteriores.

Quarto, se o Blog  foi criado para os leitores/visitantes, a preocupação mínima de que  muitos visitantes/leitores  não tem sempre, à sua disposição , somente o carinho e o prazer de estar ali, um equipamento e tecnologia com configurações e resoluções ao menos parecidas.

Quinto, o  princípio ético importante:  cada blogueiro é dono de seu próprio espaço, ou seja, é o campo em que reina a subjetividade...
 Ser o mais transparente possível  com relação à  postura e  aos meus princípios.