Keep calm...não sou problogger

O blog, antes de um aparato comunicativo é um meio de sociabilidade. 
Através de relações sociais – e tendo estas como condição minimal – a blogosfera produz 
subjetividade, texto, contexto,  informação e opinião.
 E, também,  certos valores e comportamentos que são por vezes muito sutis, outras vezes muito claros e determinados e   um acordo social informal estabelecido entre os blogueiros

...a primeira, é o respeito pela Obra e pelo Autor, que só saberemos pelo teor de um comentário. 
Fica claro aqui,  que não só o conceito e a avaliação sobre a Obra e o Autor, mas a referência, sempre, sobre a Obra e (in)diretamente ao Autor, em cada comentário. 

A segunda,  uma fusão de públicos bem diversificado…cada um ao seu jeito, modo e tempo...por isso, não precisamos que venham atrás ou estejam à frente,e sim, ao lado, e  assim, sem  questionamentos se há  origem ou destino na tentativa de interação.
Em suma, na blogosfera não há imperativo exatamente por não haver estrutura e hierarquias, ninguém é melhor do que ninguém. 

Terceiro, não se pode comentar ou visitar esperando retribuição  ou pedir algo sem saber  à quem  e  colocar o blogueiro na posição difícil de ter de  rejeitar ou de ignorar o pedido, afinal,  ninguém é obrigado à nada e nem por isso está sendo contrário à qualquer possibilidade de interação, ainda mais quando  já há  ressalvas em postagens anteriores.

Quarto, se o Blog  foi criado para os leitores/visitantes, a preocupação mínima de que  muitos visitantes/leitores  não tem sempre, à sua disposição , somente o carinho e o prazer de estar ali, um equipamento e tecnologia com configurações e resoluções ao menos parecidas.

Quinto, o  princípio ético importante:  cada blogueiro é dono de seu próprio espaço, ou seja, é o campo em que reina a subjetividade...
 Ser o mais transparente possível  com relação à  postura e  aos meus princípios.

Comentários

Descer Página
  1. Creo haber entendido el concepto de la entrada Junior, aunque algunas palabras se dificultan debido al traductor.
    Pero considero estar de acuerdo con los puntos mencionados y respeto totalmente tu opinión.
    Que tengas un buen descanso, besos.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Felisberto.
    Assino e não assassino.
    Comento muitas pessoas que nunca me comentaram e sigo muitos blogs que não me seguem, simplesmente porque eu gosto da obra da pessoa. Acho triste comentar por comentar, seguir para angariar seguidores. Procuro julgar (quando julgo) o texto, não o autor do mesmo.
    É isso; no mais, sermos transparentes!
    Bom dia!

    ResponderExcluir
  3. Felis, gosto muito desta diversidade que os blogs nos proporcionam. Poucas vezes tive dificuldades em relação às minhas opinões serem divergentes, o respeito é essencial de ambas partes: leitor/blogueiro.
    Incomoda ainda muito do que você coloca no terceiro item.
    Uma postagem que me faz rever, refletir sobre esta arte de blogar.
    Gostei! Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Entendi o que você quis dizer amigo Felis e acho que cada um tem seu livre arbítrio para comentar ou não.
    Ou postar aquilo que achar lógico dentro do contexto que está expondo aos que chegam aos seus blogs e para isso existem os comentários aos quais apreciamos se estamos de acordo ou não.
    Aceitar a opinião de cada um,faz parte dessa liberdade.
    Adorei o texto.
    Bjs e um ótimo dia à você.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  5. Caro Felis, grande lição de mídia. Ao fim e ao cabo pões em destaque a liberdade de expressão a que todos têm direito, o que por vezes é posto em causa.
    Depois é interessante porque, frequentando uma Universidade Sénior, o grande Jornalista Adelino Gomes, convidado a dar uma aula especial, focou alguns aspetos aqui tratados.
    A aula esteve inserida em Sociologia.
    Confrontei, ambas as lições.
    Agradecido pelo teu comentário no meu espaço.
    Cordial abraço

    ResponderExcluir
  6. oi Felis

    Acho que respeito acima de tudo é um bom começo.
    Se alguém posta algo que eu não concordo, posso optar em comentar ou não.
    Cada um faz do seu cantinho um lugar aconchegante.
    Tem gente que busca milhares de seguidores, popularidade.
    Eu não estou preocupada com isso, quero sim de alguma forma tocar os corações com as mensagens.
    E o carinho é algo que não tem preço.

    tenha um maravilhoso dia =)

    ResponderExcluir
  7. Bom dia amigo! Graça e paz!
    Quando criei o meu blog, eu não recebia nenhuma visita, fiquei dois meses sem ter nenhum seguidor,
    mesmo assim eu continuei a fazer minhas postagens, pois o que eu queria era ter um caderno virtual.
    Quando tive o meu primeiro seguidor fiquei feliz e foi só crescendo.
    O meu blog é simples, minhas receitas são do meu dia a dia, tenho muito que aprender.
    Através do blog, fiz várias amizades.
    Não gosto de comentar nos blogs por comentar, gosto de ler p/ comentar.
    Como vc disse, ninguém é melhor do que ninguém, mas infelizmente existe pessoas
    que se acham melhor que os outros, eu não ligo, pois tenho um Deus poderoso que
    estar sempre ao meu lado me protendo de pessoas falsas e ruins.

    E vc fez a geleia de cebola? Chorou muito? kkkkkkkkkkk
    Eu ainda não fiz, mas sei que vou chorar muito tbm, kkkkkkk

    Bjs, fique com Deus!

    ResponderExcluir
  8. Otimo post Felis concordo não somos obrigados a nada, esses dias recebi um e-mail de um blogueiro reclamando que não comentava em sua pagina ( só que o mesmo nunca faz isso).
    Sinceramente nem respondi, estou com pouco tempo ultimamente devido alguns problemas pessoais então confesso que estou visitando os amigos que me visitam, claro que tem blogs que vou sem esperar nada...são bons e merecem ser lidos, agora cobrar as coisas e não fazer ai é pra caba né kkkk, mas vemos de tudo por aqui como na vida real.

    ResponderExcluir
  9. Meu espaço sempre teve o objetivo de poder compartilhar com as pessoas meus sentimentos e emoções ... outra questão crucial para mim é poder criar vínculos afetivos virtuais e/ou reais com os amigos de BlogsVille e isto eu tenho conseguido ao longo destes quase 7 anos ... muito legal mesmo esta experiência ...

    Beijão

    ResponderExcluir
  10. Bom dia amigo Felis!!!
    Gostei de ler sobre seu posicionamento com relação ao blog.
    Lá no meu cantinho, como você já conhece bem, tem de tudo um pouco, mais direciono os posts no geral para professores de educação infantil, e amo estar sempre retribuindo os comentários e seguidores, mesmo que demore...pois tem dias em que não me sinto assim tão bem...rsrsr mas vou indo com fé e força...
    Tenha um dia feliz e abençoado!!!
    Abraços...da Bia!!!

    ResponderExcluir
  11. Gostei Felis, concordo com vc... alguns não sabem bem o que é respeito e amizade.
    As pessoas são complexas mesmo rs, cada um ao seu jeito, inclusive aqueles que são ignorantes em alguns aspectos morais, faz parte da "magia" humana. Conviver com as pessoas, seja virtualmente ou pessoalmente, tem suas dores e delícias. E cá entre nós vc é um blogueiro super atencioso com todos os seus seguidores.
    Beijos e ótimo dia :)

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Junior.
    Concordo com você,nós não temos obrigações de ficar á disposição das pessoas,só porque elas nos seguem.
    Eu mesma estou passando por vários constrangimentos.
    Essa semana observei que várias pessoas sairão do meu blog só porque não tenho tempo de ficar o dia todo na internet.Eu respondo todos os comentários que recebo,porém não posso ficar entrando para fazer visitas a todos os meus amigos.Não que não queira,eu não tenho tempo! Trabalho muito.Faço o possível para agradar á todos,mas fica difícil.É como você descreveu: O blog é propriedade de cada um,então temos livre árbitro.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  13. Olá Amigo,
    Estou Passando Para Dizer Que Estou Com Saudades!
    Que As Bênçãos De Deus Esteja Sobre Você E
    Sua Família.
    Bjs, Z

    ResponderExcluir
  14. Amigo isso é avida tem pessoa que só que receber e não
    ver que do outro lado nem todos pode fica a messe do outro
    mais eu sei amigo que vc esta sempre no meu blog quando pode
    e agradeço muito, e o meu blog esta sempre a te esperar e te
    acolher como um amigo fiel quando pode e não pode.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Muito bem apontado, Felis,
    ter-se em alta o bom senso nas relações sejam elas reais ou virtuais é condição primordial para o crescimento e a saúde das interações.Esta etiqueta informal, porém onipresente permeia( na maioria da vezes) o melhor da blogosfera.Importa que cada um saiba que há uma vida real e que estará sempre em 1ºlugar.
    Ética, respeito e amabilidades são pontuais aqui, cá, e lá.
    Abração,
    Calu

    ResponderExcluir
  16. Sabe de uma coisa, Feliz... serei um tanto agressiva talvez, mas estou pouco me importando com o que comentam ou deixam de comentar. Compactuo com você: - o Blog tem um autor... é seu espaço pessoal e intransferível... o expressar-se é livre e, portanto, se não gostou do que leu é tão fácil, parta para outro blog e boa! Comentários sem ética alguma, eu deleto-o. Como leitora compulsiva, leio ótimas obras, como em seu blog, comento e, outras apenas teço mentalmente meu comentário. Ser educada é meu lema. Aprendi no berço o respeito mútuo! Parabéns por sua postagem!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  17. Passei para te desejar: Paz e Saúde.
    Um abraço, do tamanho do BRAZIL.

    ResponderExcluir
  18. Concordo com todos os pontos que você abordou, a blogosfera é meio de interagir e você acaba atraindo algumas pessoas com gostos e pensamentos em comum, como também pessoas que estão interessadas em conhecer outros pontos de vista.
    Bj

    ResponderExcluir
  19. Interessante!

    Faz sentido todos os parágrafos.

    Respeito, ler e apreciar sem esperar nada em troca. Há muita Prosa, Poesias, cronicas e afins muito bem escritos, que merecem aplausos.

    bjão!

    ResponderExcluir
  20. Pois é Felis, nós sempre procuramos o que fazer para matar o tempo ocioso, eu por exemplo achei a blogosfera, onde me propus a informar dando dicas sobre vários temas que acho importante,e, lê quem quiser e também comentam ou não. Gosto desse tipo de provocações direcionadas para públicos que tem interesses excursos dentre uma comunidade mesmo que virtual.
    Parabenizo e dou fé a sua explanação.
    Abraço

    ResponderExcluir
  21. Ah, eu de novo, estou compartilhando esse link no Feed Turbo Ok!
    Abraço

    ResponderExcluir
  22. Boa noite Junior.
    Eu sou uma pessoa determinada,e corro atras do que quero.
    Se a pessoa corresponde é claro!
    Eu acredito no amor,não me importo com que as pessoas falam.
    Obrigada pelo carinho e pela força.
    Beijinho e uma ótima noite!!

    ResponderExcluir
  23. Muito bem colocado Felis!!! Acho o fim da picada visitas a blogs para ser visitado. Passei pelos blogs, comento e sigo o que gosto, sempre.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  24. Felis, vc disse tudo! E dá pra ver claramente quem gosta do blog ou quem só aparece pra ganhar visitas no seu. Abçs

    ResponderExcluir
  25. Olá querido,

    Endosso suas colocações.
    Acho deselegante uma pessoa entrar num blog apenas para dar um recado ou chamar para uma visita sem sequer dar sinal de que leu a postagem ou comentá-la com coerência. Já vi absurdos por aí, tipo o blogueiro estar falando sobre a dor de uma perda e o visitante dizer: "lindo", "ótima postagem", "gostei do seu blog, venha me fazer um visita". Fico injuriada.
    Respeito e gentileza são fundamentais nesta interação blogueira.
    Sou incapaz de fazer um comentário sem ler e até reler uma postagem. Até os vídeos eu vejo.
    Gosto de alguns blogs que, infelizmente, não tenho tempo de visitar conforme gostaria, pois priorizo a retribuição de visitas. Concordo que uma retribuição não tem caráter de obrigatoriedade, mas, para mim, é sagrada. Se um amigo blogueiro vem até meu espaço, lê e deixa suas impressões a respeito da postagem, entendo que lhe devo o retorno, como retribuição pela gentileza. Claro que no meu tempo. Às vezes me vinculo a um blog mais pela parceria, pelo carinho e pelo carisma do blogueiro e nem tanto pelo teor das postagens.
    Certo é que ultimamente estou na base da retribuição, salvo raríssimas exceções. Estou mesmo sem tempo e muito cansada. Mas viajo amanhã e espero voltar revigorada.

    Volto mais tarde para ver suas outras postagens. Preciso arrumar a mala-rsrsrs.

    Beijo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Subir Página