Minha vida não foi só poesia, parte 8

[parte 7Nestas alturas,  o terceiro golpe de infelicidade, quando constatei que não tinha tantos amigos como imaginava !

A maioria das vezes, damos aos outros sem esperar nada em troca, sem sequer pensar que com gestos de bondade e amizade, um dia teremos retorno…damos e pronto. Mas também sei que é muito difícil não criar expectativas, é difícil não esperar que aquela pessoa para quem temos sempre uma palavra amiga, esteja lá quando for a nossa vez de precisar de alguém ao nosso lado. E o problema é quando essa pessoa não está realmente lá, quando nos falha, simplesmente porque nem sabe o que se passa conosco, porque não nos procura, porque não quer saber, porque está a viver a sua vida...exceto Amanda, Bianca, meus 'miaumigos' Bigode e Gorducho e alguns familiares, de amigos simplesmente fiquei sozinho!

 Não podemos mudar as pessoas, as coisas que acontecem ao nosso redor, pois não temos controle sobre isto, mas nós podemos mudar o modo como olhamos.
Na necessidade , não  enxergamos a realidade como ela é, não captamos o que se esconde por trás das aparências e sequer desconfiamos de que podemos estar diante de uma comiseração travestida de  ajuda.  

Não guardo mágoa, nem rancor ou ressentimento  dessas pessoas, pois  'mais que perda de tempo é perda de vida',  mas se  errei, aprendi e  cresci;  me tornei mais resiliente; tudo serviu para descobrir e aprimorar minha sensibilidade e percepção, por isso,detesto quando , ao sabor de interesses,tentam subestimá-las; mudei as prioridades, as escolhas, os conceitos  e também a forma como interagir com as pessoas.

Continuo navegando na mansidão da paz, justiça e simplicidade, ensinamentos pétreos de meus pais,  mas estou mais fiel às minhas convicções,  frutos de vivências intensas e concretas; fiquei mais seletivo; aprendi a valorizar a qualidade em detrimento da quantidade;  de quem não tem nenhuma proximidade, não faço questão de realizar a expectativa a meu respeito ;  um monólogo enviesado e dissimulado não  transformo mais em  diálogo ; jamais irei cumprir um papel social e agir de uma forma somente para agradar os outros.

Mas sempre todo o meu amor, amizade,  gratidão, carinho e respeito aos verdadeiros...
[continua ... parte final...]


Obrigado,